segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Corporação THEMIS - Making Of (Parte IV) Classificação

Ah! Isso é muito para a minha cabeça!!!"
 
      Bom, agora com o enredo da história já desenvolvida, a idéia é começar a esboçar as primeiras páginas, mas antes de iniciar devemos nao atentar á uma questão importante, a classificação etária sugerida, o seu "público-alvo".
     "Ah! Isso é muito para a minha cabeça!!!" - Calma! É muito importante termos uma base e seguir um rumo traçado, para não nos perdermos no caminho, todos os passos seguidos até aqui parecem serem maçantes, mas auxilia na hora de criar uma história coesa.
     O Importante de se definir um público alvo, é para definirmos como faremos a história, vamos seguir como foi imaginado para a Corporação THEMIS, optei por um público masculino, por razões óbvias, pois a grande maioria o é, mas ainda assim, com núcleos na história que possam atrair o público feminino, como o relacionamento entre Andréa e Ronaldo, por exemplo.
      Faixa etária, a partir dos 14 anos, até os 25 anos aproximadamente, pois a história abordará temas como o uso de drogas, política e até religião. A classificação que defini não se refere exatamente à questões de violência, nudez ou sexo, e sim sobre o tema abordado, mas com esta classificação em mente já me permite limitar estas cenas, por exemplo nudez total ou cenas de sexo, violência extrema não serão apresentados na Corporação THEMIS.
      Por que? A resposta é simples, um a vez definido a classificação, você terá atingido um certo público, e alterando a classificação (principalmente aumentando o grau dela) no decorrer da história, você tende a correr o risco de desagradar seus leitores atuais e perdê-lo. Por isso imponha limites, determine o seu público alvo, e principalmente mantenha ele.

Segue abaixo uma classificação que encontrei no YAHOO!, é referente à censura na TV, mas pode ser seguido como referência para o seu zine:

L(verde): Conteudo Livre não contém cenas impróprias.
Pode ser exibido em qualquer horário.

10(azul-claro): Conteudo inadequado para menores de 10 anos.Pode conter pequenas insinuações de sexo ou linguagem obscena.
Pode ser exibido em qualquer horário.

12(amarelo-claro): Conteudo inadequado para menores de 12 anos. Pode conter insinuações mais fortes ou linguagem mais, ou um uso de drogas lícitas e bebidas alcóolicas.
Não pode ser exibido antes das 20h.

14(laranja) : Conteudo inadequado para menores de 14 anos. Nádegas a mostra ou insinuaçõs fortes e um uso de drogas lícitas intenso.
Não pode ser exibido antes das 21h.

16(vermelho): conteudo inadequado para menores de 16 anos. Pode conter uso de drogas, agressão física intensa, sexo forte, linguagem obscena e violência.
Não pode ser exibido antes das 22h.

18(preto ou cinza): Conteudo PROIBIDO para menores de 18 anos. Pode conter fortes insiaçãos de sexo, consumo de drogas lícitas e ilícitas, tráfico de drogas linguagem forte,desvalorizamento de valores éticos ou conteudo pornográfico.
Não pode ser exibido antes das 23h.

Abraços a todos!

2 comentários:

  1. Esse lance da classificatória é delicado mesmo, mas não acho que isso deva ser usado como um limitador. Há obras que começam tranqüilas para que o bixo pegue depois, isso as vezes é necessário. Se o leitor não gostar do que virá, o convite a saída está feito! A história tem que continuar como tem que ser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Barutt!
      Acho que depende muito mesmo do que se deseja atingir. Inicialmente o ideal é usar como limitador para manter um padrão, buscar uma identidade e um puiblico fiel. Após isto é normal evoluir, e até mudar sua própria classificação de acordo com a evolução do personagem ou da história.
      Outra ação que se pode fazer é mudar a classificação visando melhorar a audiência ou para buscar um novo publico. Mas INICIALMENTE acho que é sempre bom buscar um padrão, até como respeito a quem está lendo, mas é só uma opinião.
      abraços

      Excluir