Há quem diga que a primeira parte do making of postada aqui foi uma perda de tempo, entretanto para mim considero a parte mais importante antes de se fazer um zine. Não sou um especialista e a corporação THEMIS nem tãopouco é uma referência de trabalho bem executado, mas serve para exercitar a nona arte e principalmente serve para fazer o que gostamos de fazer.
Sempre que se fala em fazer um zine, todo mundo pensa primeiro no desenho, na arte, no traço, mas será somente isso que se trata uma história em quadrinhos? Não o próprio nome já diz, HISTÓRIA em quadrinhos, a arte, o desenho só complementa e dá mais vida à história, os dois devem andar em sintonia.
Vejo muita gente no Brasil que desenha bem a beça, tem traços firmes, uma arte consistente, mas por que não deslanchamos aqui dentro do Brasil mesmo? Por que damos muito valor a arte visual, mas não nos aprofundamos na boa leitura em si.
Vou dar seqüência sobre a maneira que desenvolvi a corporação, dando consistência a história e peso aos personagens, em particular nesta postagem vou falar de Artemis.
Artemis foi criada para ser uma espécie de âncora da história, uma das protagonistas que chamaria mais atenção para si devido ao mistério que a envolve.
Bom, no tópico anterior, eu já tinha decidido pelo local e pela época em que a história se desenvolveria, agora eu tinha de dar identidade aos personagens.
A primeira coisa era sobre a personagem, homem ou mulher? Decidi por uma garota, pois ela teria uma apelo emocional maior no futuro, então este é o plano. Ou você cria um personagem pro criar e vai desenvolvendo ele para ver no que dá, ou já cria uma história para ela, foi o que fiz com Artemis e todos os personagens.
Voltando a falar de Artemis, sem tentar entregar toda a história dela, ela será a personagem misteriosa, que ninguém conhece o passado, mas ao contrário do que aconteceu com Wolverine, ela já tem todo o passado traçado, bem como o futuro, assim sendo logo na estréia seria colocado a dúvida: Quem é Artemis? Uma robô? Uma andróide? Uma ciborgue? Pouco a pouco estes mistérios são mostrados, em uma seqüência pré planejada.
A história se passa em 2.009, e Artemis teria 21 anos, então ela teria nascido em 1.998, em 2.002 ela teria sido "criada", e em 2.005 ela estaria "pronta" e sendo treinada por 5 anos até sua primeira missão em público na edição #01 da Corporação THEMIS. Parece simples, mas da mesma forma que a criação da história é simples, também é muito fácil se perder nela, por isso o que faço é uma cronologia para definir os fatos importantes e para que quando for criado o enredo final, não hajam erros infantis, como por exemplo o irmão mais novo ser mais velho do que seu próprio irmão mais velho, ou até mesmo que o próprio pai... Para evitar isso eu monto uma tablea como mostro a seguir:
Nela eu coloco os principais fatos e a ordem de cada fator, assim, como nascimento, eventos críticos pessoais, falecimento, etc.
Bom, espero que eu tenha ajudado em algo até este momento, pois eu considero o planejamento a base de um projeto, mesmo um zine, que faço somente por diversão.
Abraços
CSMasuda
Interessante essa tabela! Vou usar tbm! hahaha... Belo desenho da Arthemis, quero mais! haha vlw
ResponderExcluirVlws, Barutt!
ExcluirA tabela é prática, ajuda a gnete a não cometer erros banais, principalmente de idade dos personagens, na própria Themis ela me impediu de cometer um erro, sorte que graças a tabela vi a tempo!
Vlws!